Shame on me! — part II

Grandes poderes trazem grandes responsabilidades, disse uma vez um super-herói. E qual não foi minha surpresa quando recebi na manhã de terça-feira, por e-mail, a senha do melhor domínio de arquitetura de informação da Língua Portuguesa? Não sei se foi o susto inicial, mas a herança já provocou algumas mutações — não tão radicais quanto as de Peter Parker, é claro. Acho que a maior delas foi deixar a timidez de lado para me comunicar diretamente com um grupo de profissionais tão seleto, que ainda busca espaço e reconhecimento no mercado de trabalho. Em um campo ainda tão novo e em expansão quanto o da Arquitetura de Informação é dever de qualquer profissional compartilhar idéias e experiências. Eis a missão na qual fui imbuída após receber este e-mail geneticamente modificado da Juliana Constantino.
O título do post, “Shame on me”, faz referência ao texto inaugural deste blog. Identifico-me muito com ele porque, de certa forma, tenho uma trajetória bem parecida — trabalho com web desde 1997 (isso mesmo, já são 10 anos!), sendo os últimos quatro exclusivamente com Arquitetura de Informação, e até hoje não havia publicado nada sobre o assunto. Para aumentar a vergonha, sou jornalista por formação. E, enfiando a cabeça de uma vez por todas no buraco, preciso também confessar que sou canhota, um daqueles seres que sofrem com problemas de usabilidade desde cedo e nunca militaram pela causa.
Desculpas dadas, a proposta do blog continua a mesma: ser “muito mais um grande fórum de discussão sobre o assunto do que um editorial no modelo tradicional”. A isso quero somar algumas experiências do dia-a-dia com clientes, jobs e prazos reais. E ainda adicionar um tempero web 2.0, já que o blog agora conta com a colaboração de outros arquitetos da AgênciaClick, onde trabalho atualmente:
Fabricio Teixeira: uma das grandes promessas da área! É da nova geração de profissionais da web que já começaram a carreira trabalhando com Arquitetura de Informação. Ele tem se destacado no desenvolvimento de experiências interativas complexas, como o test-drive virtual multiplayer do Fiat Punto, premiado recentemente com o Big Idea Chair do Yahoo.
Elisa Volpato: ela passou os dois últimos anos trabalhando com pesquisas e testes de usabilidade. Agora está colocando em prática tudo o que viu. Felizes os usuários que clicarem nas interfaces arquitetadas por esta moça! Com certeza eles terão muito mais prazer e segurança em realizar suas atividades online.
Ana Paula PJ: ainda procurando seu caminho, Ana ora transita pela arquitetura de sistemas, ora pela arquitetura de branding experience. Seja qual for a estrada, ela tem muito a colaborar com o relato destes percursos tão diversos.
Amanda Constantino e Cláudia Pátria: ambas estão no comecinho, lendo o livro do Steve Krug. Elas aprendem com a gente e nós aprendemos mais ainda com elas. E antes que perguntem, sim, a Amanda é irmã da Juliana.
Bem, o blog foi oficialmente reinaugurado! Vamos fazer o máximo para manter a qualidade. Não gosto muito dessa coisa de pacto, mas segue a proposta: aguardem os próximos posts antes de nos excluir dos bookmarks ;o)